Educação Física

terça-feira, 25 de maio de 2010

Luta, jogo e corpo

Luta, jogo e corpo – através da Capoeira

Capoeira, produção cultural que mistura elementos de diversas manifestações, entre elas, o jogo e a luta.

O Jogo:
O jogo é a grande representação da atividade lúdica. Uma veiculação da capoeira com o lúdico aparece em Araújo (1997), no momento em que menciona a introdução da musicalidade (a incorporação de instrumentos musicais como o berimbau e o pandeiro), a ritualidade e a gestualidade corporal como sendo fatores que determinariam a ludicidade da capoeira.
Características do lúdico como a liberdade, a intensidade, o poder de fascinação, a fuga da vida (real), o isolamento, a limitação, a atenção, a alegria, a seriedade, também são características fortes do jogo.




A Luta:
As lutas são disputas em que o oponente deve ser subjugado, através de técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço, na combinação de ações de ataque e defesa.
O lugar onde se trava o duelo possui todas as características do recinto de jogo: as armas tem que ser exatamente idênticas, tal como alguns jogos: há um sinal para começar e outro para terminar, e o número de golpes ou de tiros é delimitado.
E não há dúvida que toda luta submetida a regras, devido precisamente a essa limitação apresenta características formais de jogo. Podemos considerar a luta como forma de jogo mais intensa e enérgica, e ao mesmo tempo, a mais óbvia e mais primitiva.




O Corpo:
O bem estar corporal se manifesta a partir de uma sensação que o indivíduo possui de estar à vontade em seu meio ambiente. (Daniela Conrado Korner). Assim também na capoeira, o corpo é o instrumento-mor para a prática da arte luta. Podemos dar a capoeira o corpo como sua própria identidade, pois o rodopiar das pernas, o compasso dos movimentos,as batidas das mãos, tudo isso quer mostrá-la e caracterizá-la como arte do corpo antes de tudo.

Nós fomos até a academia Galpão Brasil e filmamos uma aula de capoeira para crianças e la notamos muito a questão de expressão corporal, que vocês vão poder estar vendo a seguir
Conclusão:
Podemos concluir que o corpo, como principal fenômeno para a estruturação da capoeira, isto é, o corpo que, quando ausente, impossibilita a noção de capoeira como jogo e luta.



Referências:

­A linguagem do corpo na Capoeira (José Milton Ferreira da Silva)

Educação Física na Escola - Implicações para a prática pedagógica (Suraia Darido/ Laércio Iório)
Homo Ludens (Johan Huizinga – cap. 5 O jogo e a guerra)
O Jogo Entre o Riso e o Choro ( João Batista Freire)
Filmes:
Esporte Sangrento
.

Um comentário:

  1. O indivíduo que se expressa por meio do seu corpo deve aprender que vive numa sociedade com outros indivíduos que também se expressam corporalmente, desejando tanto chegar à aquisição de uma linguagem própria como na possibilidade de comunicar essa linguagem ao outro e compreender a dele.
    Esta característica na linguagem corporal do indivíduo expressa a formação de códigos compreensíveis que não restrinjam o processo expressivo individual, mas limitam a possibilidade de sua leitura.

    ResponderExcluir