Educação Física

domingo, 13 de junho de 2010

Avaliação




A obra que vimos acima é um retrato de Pelé, feito pela artista ANDY WARHOL, e com essa obra eu vou falar do esporte citando alguns temas abordados em sala de aula.
A figura acima pode ser relacionada diretamente com o esporte (futebol) Pois o PELÉ foi o maior desportista de alto rendimento, que como pude ver no museu do futebol ele era endeusado visto como Mito do futebol Brasileiro.
A ciência e um estudo aprofundado de algo como, por exemplo, (esporte), saber tudo sobre o objeto de estudo, argumentos baseados em estudos, pesquisas, comprovar ou rejeitar a “verdade”.
O corpo é um meio para qualquer manifestação como: ESPORTE. O esporte tem uma função de legitimização da ordem vigente, contribuindo para a estabilização do sistema existente. O esporte é uma aplicação prática a favor da coexistência entre Estados e regimes sociais diferentes. E quando fala de esporte podemos relacionar o fair play o (RESPEITO) O Fair Play significa muito mais do que o simples respeito às regras; cobre as noções de amizade, de respeito pelo outro, e de espírito esportivo, representa um modo de pensar, e não simplesmente um comportamento. De acordo com o Manifesto sobre o Fair Play (1976), elaborado pelo Comitê Internacional para o Fair Play (Tubino, 1985:107-108), este conceito se apresenta da seguinte forma: Em primeiro lugar é o competidor quem dá o testemunho do fair play. Isto exige, no mínimo, que dê provas de um respeito total e constante pela regra escrita, o que lhe será mais fácil se aceitar o objetivo da regra e se reconhecer que, além desta regra escrita, existe um espírito dentro do qual se deve praticar o esporte de competição.
O desenvolvimento industrial fez ascender à classe media; O espetáculo esportivo de assa é um fator capitalista na indústria de espetáculo e reforçar a idéia de mercadoria humana (marketing) é atividade que envolve muito dinheiro e movimenta a indústria. CAGIGAL (1972) chegou afirma que o esporte é um dos hábitos que caracteriza o nosso tempo. TUBINO (2001) o maior fenômeno do século XX.
TUBINO (2001) classificou o esporte sob três aspectos de sua manifestação: o esporte educação, esporte de participação, esporte de rendimento, também podemos relacionar classificação dos esportes exemplo FUTEBOL COLETIVO COM INTERAÇAO COM ADVERSARIO,
GOLF INDIVIDUAL COM INTERAÇAO COM ADVERSARIO.
O coletivo as modalidade esportiva que, segundo GONZALES (2004) exigem a coordenação das ações de duas ou mais pessoas, de forma colaborativa, para o desenvolvimento da ação esportiva, são uns fenômeno mais ligados ao esporte moderno. GONZALES (2004) classificou o esporte coletivo como na ginástica rítmica Ginásticas de Competição: reúnem todas as modalidades competitivas em que não há interação com o oponente e o esporte coletivo com interação com o oponente, que são os mais famosos como futebol.
O esporte individuais estão diretamente ligados a antiguidade, pois a maior parte delas envolve o movimento básico do ser humano como correr, saltar, lançar e outros ginástico (Todo movimento ginástico, assim como os movimentos característicos dos esportes,) igualmente na Grécia antiga as modalidades de maior destaque eram as individuais notadamente o atletismo e as diversas modalidades de luta (HUIZINGA JOGO E GUERRA) E não ha duvida que toda luta submetida a regras, devido precisamente a essa limitação, apresenta as características formais de jogo.
Podemos relacionar o jogo “lúdico”. O Jogo e o Esporte têm em comum, elementos essenciais como: Liberdade, Prazer e Regras. HUINZINGA no seu livro fala que o jogo que é uma atividade livre, não é sério para quem assisti mais é séria pra quem joga, pois quem joga a toda sua raça para ganhar, não visa o lucro e quem vence não ganha nada material, o espaço e regra quem estipula são os próprios jogadores. HUINZINGA tambem fala que o jogo e a dança tenha alguma coisa de jogo, mas sim, que ela é uma parte integrante do jogo. Não é que a dança tenha alguma coisa de jogo, mas sim, que ela é uma parte integrante do jogo: há uma relação de participação direta, quase de identidade essencial. A dança é a forma especial e especialmente perfeita do próprio jogo. HUINZINGA, J. 2007. O relacionamento com jogos cooperativos. Surgiram da preocupação com a excessiva valorização dada ao individualismo e à competição exacerbada, na sociedade moderna, mais especialmente, na cultura ocidental. Considerada como um valor natural e normal da sociedade humana, a competição tem sido adotada como uma regra em praticamente todos os setores da vida social tem competido em lugares, como pessoa e em momentos que não precisaríamos e muito menos deveria.
Segundo BARRETO (2000) “Jogos cooperativos são dinâmicas de grupo que têm por objetivo, em primeiro lugar, despertar a consciência de cooperação, isto é, mostrar que a cooperação é uma alternativa possível e saudável no campo das relações sociais; em segundo lugar, promover efetivamente a cooperação entre as pessoas, na exata medida em que os jogos são, eles próprios, experiências cooperativas.



PUDE CONCLUIR QUE ATRAVES DA OBRA DE ANDY WARHOL ONDE ELE RETRATOU O IMAGEM DE UM ESPORTISTA E ATRAVES DESSE EX ESPORTISTA RELACIONEI O ESPORTE COM OS TEMAS CITADOS EM SALA DE AULA.

REFERENCIAS
CAGIGAL J.M (DESPORTE 1972)
TUBINO (DIMENSÕES SOCIAIS DO ESPORTE 2001)
GONZALES (REVISTA DIGITAL, ANO 10, N.º71, ABRIL 2004 WWW.EFDEPORTES.COM/EFD71/ESPORTES.HTM)
HUIZINGA (CAP cinco. JOGO E GUERRA PAG 101)
TUBINO (O FAIR PLAY NA ATUALIDADE 1985:107-108),
http://recreacao.wordpress.com/2008/04/01/conceito-de-lazer/Huizinga, J. 2007, p. 184. Huizinga, J. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva 2007

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