Educação Física

quinta-feira, 10 de junho de 2010

LAZER

O video a seguir mostra qual foi a nossa definição de LAZER.


Lazer
Segundo Dumazedier, o lazer é um conjunto de ocupações às quais o individuo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar,seja para divertir-se, recrear-se ou, ainda para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntaria ou sua livre capacidade criadora.

Nosso lazer
Na nossa escolha da atividade de lazer, notamos que o divertimento é essencial para a prática, assim buscamos uma atividade que agradasse a todos. A partir dessa vivencia, notamos as seguintes características: recuperar energias, distração, entretenimento, recreação, quebra da rotina, liberação da imaginação, espontaneidade, tomada de contato, percepção e reflexão sobre aas pessoas e a realidade, desenvolvimento pessoal e social. Dessa forma, essa vivencia foi caracterizada como lazer pela possibilidade de escolha da atividade e pelo caráter desinteressado que o lazer nos proporciona.
O lazer é lúdico porque é um fim em si mesmo , não é um meio para se alcançar algo, todos os ganhos obtidos no lazer são conseqüências. Também é lúdico porque é espontâneo, privilegio a isenção e a imaginação por sua própria ligação com os fundamentos do prazer.
O conteúdo do lazer
Segundo Marcellino, não há dúvidas de que as atividades de lazer devem procurar atender as pessoas no seu todo. Mas, para tanto, é necessário que essas mesmas pessoas conheçam os conteúdos que satisfaçam os vários interesses, sejam estimuladas a participar e recebam um mínimo de orientação que lhes permita opção. Em outras palavras, a escolha, a opção, está diretamente ligada ao conhecimento das alternativas que o lazer oferece. Por esse motivo é importante a distinção das áreas abrangidas pelos conteúdos do lazer.
A classificação mais aceita é a que distingue seis áreas fundamentais: os interesses artísticos, os intelectuais,os físicos, os manuais,os turísticos e os sociais.
O campo de domínio dos interesses artísticos é o imaginário – as imagens, emoções e sentimentos; seu conteúdo é estético e configura a busca da beleza e do encantamento. Abrange todas as manifestações artísticas.
Já nos interesses intelectuais, o que se busca é o contato com o real, as informações objetivas e explicações racionais. A ênfase é dada ao conhecimento vivido, experimentado. A participação em cursos ou a leitura são exemplos.
Por sua vez, as práticas esportivas, os passeios, a pesca, a ginástica e todas as atividades onde prevalece o movimento, ou o exercício físico, incluindo as diversas modalidades esportivas, constituem o campo dos interesses físicos.
O que delimita os interesses manuais é a capacidade de manipulação, quer para transformar objetos ou materiais – por exemplo os artesanatos e o bricolage, quer para lidar com a natureza, como no caso da jardinagem e o cuidado com animais.

A quebra da rotina temporal e espacial, pela busca de novas paisagens, de novas pessoas e costumes é a aspiração mais presente nos interesses turísticos. Os passeios e as viagens constituem exemplos.
Quando se procura fundamentalmente o relacionamento, os contatos face-a-face, o convívio social, manifestam-se os interesses sociais no lazer.
Tendo em vista os collinonteúdos do lazer, o ideal seria que cada pessoa praticasse atividades que abrangesse os vários grupos de interesses, procurando, dessa forma, exercitar, no tempo disponível o corpo, a habilidade manual, o contato com outros costumes e o relacionamento social, quando, onde, com quem e da maneira que quisesse. No entanto, o que se verifica é que as pessoas geralmente restringem suas atividades de lazer a um campo específico de interesses. E geralmente o fazem não por opção, mas por não terem tomado contato com os outros.
As barreiras para o lazer
Segundo Marcellino, o fator econômico é determinante desde a distribuição do tempo disponível entre as classes sociais, até oportunidade de acesso a escola, e contribui para uma apropriação desigual ao lazer. São as barreiras intercalasses sociais sempre tendo como pano de fundo esse fator econômico,podemos distinguir uma série de fatores que inibem e disputam a pratica do lazer, fazendo com que ela se constitua em privilegio são as barreiras interclasses sociais.
Dessa forma, a classe social, o nível de instrução, a faixa etária, o sexo, o acesso ao espaço, a questão da violência crescente nos grandes centros urbano, entre outros fatores, limitam o lazer a uma minoria da população, principalmente se considerarmos a freqüência na pratica e sua qualidade.

Atividade e Passividade
Dumazedier procura esclarcer que, em si mesma, a atividade de lazer não é ativa ou passiva, e que essa definição é dependente da atitude que o indivíduo assume. Assim tanto a prática como o consumo, poderão ser ativos ou passivos , dependendo de níveis de participação da pessoa envolvida, níveis esses que podem ser classificados em elementar, caracterizado pelo conformismo; médio, onde prepondera a criticidade; e superior ou inventivo, quando impera a criatividade. Um espectador ativo teria como característica a seletividade, a sensibilidade, a compreensão, a apreciação e a explicação. Assim, é preciso reunir todas as possibilidades racionais e da sensibilidade para interpretar e recriar o objeto do “consumo”.

Trabalho e Lazer
Pensava-se a principio que o homem substituído peças maquinas teria um maior espaço de tempo livre para dedicá-la ao lazer e a momentos de relaxamento, descontração, essas tão necessária para o equilíbrio do homem, da família, da sociedade.
Embora o tempo livre do homem tenha aumentado no ultimo século , este tempo nem sempre foi incorporado ao tempo de lazer. Todavia a partir da década de 80 este tempo livre voltou a sofrer redução, seja pela globalização dos meios seja por restrições do sistema econômico, em que o individuo para manter seu padrão de vida tem que dedicar mais tempo as atividades que geram renda , ou seja ao (TRABALHO) em detrimento ao tempo de lazer
A revolução industrial introduziu na sociedade muitas mudanças, que vão desde o comportamento do homem, até a maneira de ver outros aspectos como família, as relações de trabalho, tempo livre, etc. O lazer inicialmente considerado um tempo livre (FAZER NADA), teve esta concepção lançada por terra, a medida que o tempo começou a ser considerado como Adinheiro e passou a ser escasso na vida conturbada das sociedades moderna.

Nas relações modernas o lazer se apresenta como elemento central da cultura das sociedades. O homem busca ansiosamente transforma o resultado do seu trabalho árduo em algo que lhe traga compensação prazerosas.

CONCLUSÃO

Dentro desta concepção, conclui-se que: o lazer inicialmente considerado um tempo livre, teve esta concepção, caída por terra à medida que o tempo começou a ser considerado como Adinheiro e passou a ser na vida conturbada da sociedade moderna.










Referencia Bibliográfica


Estudo do lazer
Marcellino Nelson (200)

O que é Lazer
Camargo Luiz (1992)

Sociologia Empírica do Lazer
Dumazedier joffre(1979)
Lazer e cultura Popular

ARTIGO: O lazer após a Evolução Industrial
Sturion, Leonardo

APOIO:

Clube Esportivo da Penha

Professor: Laércio Lório 1° A

componentes

Thiago Serna Salles CA: 21381800


Wellington costa lima CA: 21346160


Gustavo Ladislal Stelmach CA: 21331807


Alex Vicente Piragibe CA: 21346131


Vanessa Pereira de Souza CA: 21366900


Cristiane da silva lima CA: 21346697

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