Educação Física

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Jogos Olímpicos de Inverno

Jogos Olímpicos de Inverno

Os jogos Olímpicos de Inverno são um evento multi-esportivo realizado a cada quatro anos, reunindo modalidades disputadas no gelo e na neve, sendo um dos eventos máximos do Movimento Olímpico, ao lado dos Jogos Olímpicos de Verão.

História

Em 1894, um dos esportes propostos na criação do COI (Comitê Olímpico Internacional) foi a patinagem no gelo. O esporte foi introduzido apenas nos Jogos Olímpicos de Verão de 1908 em Londres. Três anos depois foi proposta uma semana com esportes de Inverno dentro dos Jogos Olímpicos de Verão de 1912 em Estocolmo. Os organizadores opuseram-se a esta idéia, querendo promover os Jogos Nórdicos, uma competição de Desportos de Inverno, realizada de 4 em 4 anos entre competidores dos países Nórdicos.
O sonho de realizar uma Olimpíada de Inverno não havia morrido. Na Olimpíada de 1916 novamente foi proposta uma Semana de Jogos de Inverno, mas a Primeira Guerra Mundial cancelou os Jogos Olímpicos de Berlim. Os primeiros Jogos Olímpicos depois da Guerra , os Jogos de 1920, na Antuérpia, novamente representaram patinagem artística, enquanto o hóquei no gelo faz sua estréia Olímpica. A primeira competição de caráter mundial a reunir desportos de inverno foi a Semana Internacional de Desportos de Inverno, realizada em 1924 na cidade francesa de Chamonix. Apenas dois anos depois o COI decidiu dar o estatuto de Jogos Olímpicos àquela competição, que passaria a acontecer regularmente. Os jogos de 1940 de Sapporo no Japão e 1944 de Cortina d'Ampezzo na Itália foram cancelados devido à Segunda Guerra Mundial.
Até 1992 os Jogos Olímpicos de Inverno eram realizados no mesmo ano que os Jogos de Verão. Em 1994, a tradição de realizar jogos de quatro em quatro anos foi quebrada para que, a partir de então, os Jogos de Inverno fossem realizados em anos diferentes dos Jogos de Verão.



As mascotes das Olimpíadas de Inverno
A palavra mascote surgiu na década de 1860 e vem do provençal "masco", que significa mágico. Atualmente as mascotes fazem parte do conglomerado de merchandising das olimpíadas. A primeira mascote das Olimpíadas não foi oficial. Schuss, um esquiador de cabeça vermelha e roupa azul, apareceu em pins e bonecos durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Grenoble, em 1968. Sapporo não adotou mascote quatro anos depois, mas os jogos de verão não perderam tempo em recriar o sucesso de Schuss.

Quais são as modalidades olímpicas dos Jogos Olímpicos de Inverno?
Muitos esportes diferentes fizeram parte dos Jogos Olímpicos de Inverno foram descontinuados e entraram nas edições apenas como demonstração (Bandy em 1952,). Entre os esportes mais importantes destacam-se

Os esportes
O biatlo combina o esqui cross-country e o tiro de carabina. Biatlo é uma palavra grega, traduzida como "dois testes". No começo, a modalidade não era um esporte, e sim uma alternativa que os caçadores europeus utilizavam em busca de seus alimentos, isso há 200 a.C. No século 16, os países escandinavos começaram a usar tropas em esquis para se defender. Em 1958, o esporte teve o seu primeiro Campeonato Mundial, realizado na cidade de Saalfelden, na Áustria. Dois anos depois, o esporte ingressou nos Jogos de Sqaw Valley.Atualmente, o biatlo é composto por dez provas que compõem desde o esqui cross-country e o tiro ao alvo. O objetivo é concluir com rapidez e ir acertando os alvos.

O bobsleigh é disputado nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição, em Chamonix, França (só não foi disputado em Squaw Valley 1960, edição em que os organizadores decidiram não construir uma pista para reduzir custos). Em todas as edições as equipes foram compostas por quatro atletas (exceto pela edição de St. Moritz 1928, em que as equipes eram compostas por cinco atletas). A competição de duplas masculinas foi introduzida na edição de Lake Placid 1932 e a competição de duplas femininas na edição de Salt Lake City 2002.

Combinado nórdico é um esporte que exige força, resistência e salto de esqui, porém, tudo começou como uma oportunidade de "lazer". Nos anos de 1880, os esquiadores seguiam em busca de competições e entretimento. O esporte foi incluído nos Jogos de Inverno em 1928, na cidade francesa de Chamonix, e não há prova feminina. No Combinado Nórdico, o atleta primeiro salta com a prancha e parte para uma corrida.

O curling é um dos mais antigos esportes, com mais de 500 anos e, apesar de ser apresentado ao mundo olímpico na primeira edição dos Jogos de Inverno, em 1924, na França, ele passou a ser oficializado somente em 1998.O curling é disputado em uma pista retangular de gelo por duas equipes. Cada equipe possui quatro jogadores e briga pelo objetivo de empurrar quase 20 quilos de pedra de granito para uma série de círculos, postada no final da pista. Depois de realizados todos os lançamentos, os pontos são marcados de acordo com proximidade da pedra no alvo. Por possuir estratégias complexas, o curling foi apelidado de "xadrez no gelo" e é um esporte bastante praticado no Canadá, nos Estados Unidos e na Europa.

O esqui alpino é um esporte praticado há mais de 100 anos e tornou-se popular a partir do século 20, com o desenvolvimento de elevadores e teleféricos. Com essas novidades da tecnologia, os esquiadores não precisavam mais subir a ladeira para descer a longa pista de gelo.No esqui, os competidores chegam a atingir uma velocidade superior a 130 km/h, descendo uma pista de 180 metros a 1.100 metros, para homens, e de 140 metros a 800 metros, para as mulheres. A americana Julia Mancuso, medalha de ouro na modalidade slalom gigante, na Olimpíada de Turim 2006, é presença confirmada na edição dos Jogos no Canadá em 2010. O esqui cross-country é disputado nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição, Chamonix 1924. Eventos femininos começaram a ser disputados na edição de Oslo 1952.




O esqui estilo livre é disputado nos Jogos Olímpicos desde a edição de Albertville 1992 (eventos foram disputados como demostração na edição de Calgary 1988). Moguls foi a única prova a ser disputada nesta edição. Dois anos depois, em Lillehammer 1994, estreou a prova de Aerials. Para os Jogos de 2010, a prova de Esqui Cross foi adicionada.



O hóquei no gelo começou a ser disputado nos Jogos Olímpicos na edição de Verão de 1920, em Antuérpia. Com a criação dos Jogos Olímpicos de Inverno, deixou de ser disputado em edições de verão, sendo disputado até hoje junto com as outras modalidades de inverno.



luge começou a ser disputado nos Jogos Olímpicos de Inverno na edição de Innsbruck 1964, com eventos individuais masculino e feminino e de duplas. Duplas é geralmente um evento misto, mas é por vezes disputado por equipes de dois homens. Atletas alemães (competindo sob os códigos EUA, GDR, FRG e GER em diferentes momentos desde 1964) dominam as competições, com 65 medalhas em 36 provas.



A Patinação artística começou a ser disputada nos Jogos Olímpicos na edição de Verão de 1908, em Londres, e voltou a fazer parte do programa dos Jogos de Verão em Antuérpia 1920. Com a criação dos Jogos Olímpicos de Inverno, deixou de ser disputada em edições de verão. A disciplina é disputada até hoje nos Jogos de Inverno.



patinação de velocidade é um desporto olímpico desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Chamonix 1924. Eventos femininos começaram a ser adicionados a partir dos Jogos de Squaw Valley 1960A União Internacional de Patinação, órgão gestor do esporte, é reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional desde a fundação deste. Estavam agendados alguns eventos da modalidade para os Jogos Olímpicos de Verão de 1916, em Berlim, que foram cancelados em virtude da I Guerra Mundial. A partir de 1924, a modalidade esteve presente em todas as edições dos Jogos de Inverno.A mais recente adição ao programa olímpico de patinação de velocidade foi a perseguição por equipes, evento disputado a partir da edição de Turim 2006.



A patinação de velocidade em pista curta é esporte olímpico desde os Jogos de 1992, em Albertville, França. Antes disso, foi esporte demonstração nos Jogos de 1988, em Calgary, Canadá.O esporte é dominado por equipes da Ásia e da América do Norte, nomeadamente Coreia do Sul, China, Canadá, Estados Unidos da América. Esses quatro países conquistaram 104 das 120 medalhas concedidas desde 1998. Das 45 medalhas sul-coreanas nos Jogos Olímpicos de Inverno, 38 foram conquistadas nesta modalidade. Das 44 medalhas chinesas, 24 vieram da patinação em pista curta.



O salto de esqui é disputado nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição, Chamonix 1924, com disputas apenas em uma pista. Uma segunda pista (de tamanho menor) foi incluída na edição de Innsbruck 1964. As disputas por equipes começaram a ser realizadas na edição de Calgary 1988.



O Skeleton fez parte dos Jogos Olímpicos de Inverno nas edições de 1928 e 1948, ambas em St. Moritz, e foi reintroduzido no programa olímpico nos Jogos de 2002, em Salt Lake City, sendo disputado até hoje.



O snowboard começou a ser disputado nos Jogos Olímpicos na edição de 1998, em Nagano. Desde então, seus eventos vêm sendo realizados a cada edição.

Paraolimpíadas de Inverno - Jogos Paraolímpicos de Inverno
Edição dos Jogos Paraolímpicos - Cidade - PaísI Jogos Paraolímpicos de Inverno 1976 - Örnsköldsvik - SuéciaII Jogos Paraolímpicos de Inverno 1980 - Geilo - NoruegaIII Jogos Paraolímpicos de Inverno 1984 - Innsbruck - ÁustriaIV Jogos Paraolímpicos de Inverno 1988 - Innsbruck - ÁustriaV Jogos Paraolímpicos de Inverno 1992 - Albertville - FrançaVI Jogos Paraolímpicos de Inverno 1994 - Lillehammer - NoruegaVII Jogos Paraolímpicos de Inverno 1998 - Nagano - JapãoVIII Jogos Paraolímpicos de Inverno 2002 - Salt Lake City - Estados UnidosIX Jogos Paraolímpicos de Inverno 2006 - Turim - ItáliaX Jogos Paraolímpicos de Inverno 2010 - Vancouver - CanadáXI Jogos Paraolímpicos de Inverno 2014 - Sóchi - RússiaOs primeiros Jogos Paraolímpicos (Paraolimpíada) foram realizados em 1960 em Roma. Da mesma forma que o Parapan é a versão dos Jogos Pan-Americanos para atletas com deficiências físicas, visuais ou mentais, os Jogos Paraolímpicos é a versão dos Jogos Pan-Americanos para atletas com essas deficiências

Nenhum comentário:

Postar um comentário